SIMBOLOGIA SUD - parte 3

OUTRAS CONSTRUÇÕES SUD COM SIMBOLOGIA MAÇÔNICA E PAGÃ


Texto extraído e adaptado de Apocalink


Nas partes 1 e 2, mostramos os símbolos ocultistas nos templos mórmons, o local mais sagrado para os mórmons (a casa de Deus).


Porém, em outras edificações mórmons podemos verificar os mesmos símbolos. Vejamos:


1 - The Museum of Church History and Art 

(Museu de História e Arte da Igreja)

Este museu exibe exposições falando sobre Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e sua história. Você pode encontrar informações sobre a migração dos SUDs, os assentamentos, e os homens que serviram como profetas e presidentes de 1830 até o presente. 

Acredite, nesta construção existem vários... pentagramas invertidos!

Abaixo, encontram-se fotos da entrada do museu:


image


Observe o detalhe dos dois pentagramas invertidos:

image





O pentagrama circulado na esquerda é particularmente significativa por ser justamente ele o usado em rituais de magia negra.



Podemos encontrar mais pentagramas no Museu Mórmon em ... um cantinho.


image


Qual a função destes símbolos pagãos nas construções sagradas?


2 - The Visitor's Center
(Centro de Visitantes)

The Visitor's Center é um dos pontos favoritos do turismo, mas contém o simbolismo mais perturbador da praça do Templo.

1 - ESCULTURA DE CRISTO


image


Esta estátua de Cristo é um ícone da Igreja Mórmon e é belamente exibida no Centro de Visitantes. 

É uma réplica do Christus de Bertel Thorvaldsen em Copenhague, na Dinamarca. A versão dos Mórmon é colocada na frente de um cenário inusitado: o universo. Isso poderia referir-se ao conceito gnóstico de "Cristo Cósmico"?

Porém, um detalhe é marcante e incomum: uma das maneiras mais simples de analisar uma obra de arte é através da relação entre luz e sombra. Bem, neste cenário, a figura Christus, na verdade, lança sua sombra sobre o planeta Terra. 

Porém, Jesus é considerado a "Luz do Mundo". Lançar uma sombra sobre algo significa, simbolicamente, que este será mantido na escuridão e na ignorância. 

Se esta figura de Jesus não é a fonte de luz, o que é então? A resposta está dentro da redoma do Centro de Visitantes, que envolve a estátua.

2 - A REDOMA

image

A redoma está de frente para estátua Christus e carrega um tipo especial de pentagrama invertido. Veja abaixo o detalhe:


image


Aqui vemos um Pentagrama Invertido, mas diferente dos demais, com a ponta inferior alongada. Há algum significado ou é apenas uma variação estética do pentagrama invertido?
 
Este detalhe, que passa despercebido pela maioria dos visitantes, também carrega um significado oculto: Em primeiro lugar, o comprimento irregular do ponto inferior representa uma perversão da força do bem. Segundo, este pentagrama particular, com o ponto inferior caindo carrega um significado preciso esotérico: a queda de Lúcifer, o anjo caído, a estrela da manhã.



"Quando a estrela aponta para parte inferior alongada, ela dignifica uma queda, significa a queda da Estrela da Manhã".
Manly P. Hall, Secret Teachings of All Ages


Depois de estabelecer este fato, o enigma da luz e da sombra pode ser facilmente resolvido:


- a figura que representa Jesus Cristo bloqueia a fonte de luz na Terra e, portanto, significa que o cristianismo tem um efeito de obscurecer a humanidade. 
- Lúcifer, o portador da luz, é considerado a fonte de luz do universo. 


image


A elite dos Mórmons na frente do Christus


Ao longo da história, todas as correntes espirituais têm luz como sendo a representação final do bem, da verdade, beleza, conhecimento e sabedoria divina. 

Em toda a arte religiosa, a fonte de luz é de uma extrema importância. Alguns ex-mórmons têm afirmado que a veneração a Lúcifer existe de formas muito, muito sutis e enganosas. O simbolismo no lugar certo parece corroborar seu testemunho.

3 - A OFERENDA DE CAIM

Outra característica estranha do Centro de Visitantes é retratada abaixo: Adão e Eva, ajoelhados em frente a um altar, com frutos. Esta é uma referência a Gênesis 4, que descreve as ofertas de Caim e Abel à Deus.

image

Vejamos o que diz na Bíblia, Gênesis 4:1-8:


"E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.

E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.

 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.

E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.

Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

 E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou"


Interessante notarmos que a escultura exibida retrata Adão, Eva e as frutas ofertadas à Deus, enquanto um cordeiro (presente de Abel) está vivo. 


Mas por que retratam a oferta de Caim, que foi rejeitada por Deus? Por que a oferta de Abel está viva e fora do altar? Seria uma postura de desafio? Ou uma lembrança do que não foi ofertado de coração?


Certamente, as respostas não são claras.


4 - EAGLE GATE

image
A Eagle Gate, que se encontra ao sul do templo, foi eregida em 1859 para marcar a entrada da propriedade de Brigham Young. Ela foi refeita várias vezes, e a presente tem 23 metros de altura e no seu topo, uma estátua de bronze de uma águia de 1800kg, com uma envergadura de 6 metros.


Situado na esquina sul do Templo mórmon, o Portal da Águia é mais uma obra com um pentagrama invertido. 

Podemos verificar que a águia enorme agarra uma colméia, o símbolo de Utah, do mormonismo e coincidentemente um símbolo importante da Maçonaria. Sob a colméia, o pentagrama invertido.

CONCLUSÃO

Este artigo certamente é apenas superficial na análise dos símbolos ocultos encontrados nas construções mórmon. Um exagero? Talvez em alguns pontos. Mas os símbolos estão presentes e visíveis, o que é impossível negar!


Existem inúmeros conceitos esotéricos que podem ser estudados, tais como piscinas reflexivas, referências astronômicas à Saturno, simbolismos utilizados no Satanismo e muitos mais. 

Mesmo sem ter conhecimento prévio da história, filosofia ou crenças dos mórmons, qualquer pessoa pode verificar o ocultismo e paganismo desta igreja através da leitura do significado de sua arte. 

Os rituais, símbolos e modus-operandi dos mórmons estão diretamente ligados ao ritual maçônico escocês e o significado ocultista da arte na praça do templo incorpora uma mistura de simbologia pagã e subversiva e aproxima-se muito do simbolismo usado pelas religiões que celebram a adoração à Lúcifer.