POLIGAMIA - esposas de 14 anos

CASAMENTOS COM GAROTAS DE 14 ANOS NA ÉPOCA DE SMITH ERAM COMUNS?

Muitos líderes e estudiosos mórmons sugerem que as relações sexuais e o casamento de Joseph Smith e sua esposa mais nova, Helen Mar Kimball, 14 anos na época, era uma “abordagem legal”.

Não há documentos que apóiam a idéia que o casamento aos 14 anos fosse legal. Na verdade, casamentos até 2 anos depois, na idade de 16 anos, ocorriam ocasionalmente, mas pouco frequente na cultura de Helen Mar.

Assim, as garotas que se casavam aos 14, até aos 15 anos, eram muito incomuns. Casamento aos dezesseis anos era relativamente raro, mas não tão incomum. As mulheres americanas costumavam se casar no final de sua adolescência, em diferentes partes dos EUA, variando dos 19 aos 23 anos.

Nos EUA, a idade média da menarca (primeira menstruação) caiu de 16,5 anos em 1840, para 12,9 anos em 1950. E a idade média dos casamentos na América colonial era entre 19,8 a 23,7 anos, onde a maioria das mulheres se encontravam no pico de sua idade reprodutora.

A maturidade psicológica e sexual de Helen Mar Kimball, na época de seu casamento com Joseph Smith, a colocaria, nos dias de hoje, na idade de 9,1 anos!

O fato é que o desenvolvimento sexual de Helen estava longe de estar completo. Sua maturidade sexual e psicológica não estavam aptas à procriação.

O início da puberdade é considerada como o término da infância; de fato, o termo CRIANÇA é geralmente definido como um ser humano desde o nascimento até o início da puberdade, quando o desenvolvimento sexual está completo.

Nas mulheres jovens, o tempo médio determinado por pesquisadores a partir da primeira menstruação até o período que ela se torna apta à reprodução é de 2 anos. Portanto, a idade fisiológica da reprodução para as mulheres na época de Joseph Smith deveria começar, no mínimo, aos 19,5 anos.


Desde 1890, o censo dos EUA tem coletado a "idade media do primeiro casamento" sobre homens e mulheres.


Estudando as informações demográficas conhecidas da "Idade Média do Primeiro Casamento" desde 1890, um cientista social pode "olhar para trás no tempo" e correlaciona-las com periodos anteriores
O gráfico abaixo é uma compilação dos dados do censo americano desde 1890, bem como as estimativas antes deste periodo (U.S. Census Bureau, Table MS-2, "Estimated Age at First Marriage, by Sex: 1890 to the Present" e Smith, D.S. - 1993.  "American Family and Demographic Patterns and the Northwest European Model", Continuity and Change 8(December):389-415).



Em 1840, a "Idade Média do Primeiro Casamento" para as mulheres é estimada entre 21 e 22 anos de idade. Em 1950, a esta idade caiu para cerca de 20 anos de idade. Em 2005, a idade tinha subido para cerca de 25 anos de idade.

Isto sugere que Joseph Smith casou-se e teve relações sexuais com várias mulheres ANTES da idade de maturidade sexual, e algumas muito próximas à essa idade.

·         Fanny Alger 16
·         Sarah Ann Whitney 17
·         Lucy Walker 17
·         Flora Ann Woodworth 16
·         Emily Dow Partridge 19
·         Sarah Lawrence 17
·         Maria Lawrence 19
·         Helen Mar Kimball 14
·         Melissa Lott 19
·         Nancy M. Winchester [14?]

Por que Joseph se casou com garotas tão jovens?


William Law, em uma entrevista para o Salt lake Tribune, comentou:

“Joseph falava claramente sobre suas mulheres. Ele me falou um dia sobre uma certa menina, e comentou que ela havia dado a ele mais prazer do que qualquer menina que ele já havia desfrutado. Eu disse à ele que era horrível ele falar assim”. (Joseph Smith's close confidant and LDS Church First Councilor, William Law, Interview in Salt Lake Tribune, July 31, 1887)

Quando Heber C. Kimball perguntou à Eliza R. Snow se ela ainda era virgem, mesmo casada com Joseph Smith, ela respondeu:

”Eu pensei que você conhecesse Joseph Smith melhor”
 (Stake President Angus M. Cannon, statement of interview with Joseph III, 23, LDS archives).

É um mito que no século XIX as garotas americanas se casavam entre 12-14 anos.

Por exemplo, Laura Ingalls Wilder, de Little House de Prairie, nasceu em 1867, o que a coloca após Joseph Smith, mas ainda em 1800. Ela fala da audiência do casamento de uma garota de 13 anos, e sendo chocante. Ela observa também que a mãe da menina ‘cuida da lavanderia’, e é desleixada e descuidada - o que implica que pessoas ‘legais’ não se casariam com suas filhas adolescentes.

A própria Laura ficou noiva aos 17 anos, mas seus pais pediram-lhe que ela esperasse até os 18 anos para se casar.

Para verificar a autenticidade dos dados, você apenas precisa de ir a um tribunal local e pedir para ver os antigos livros de casamento do século 19. Dê uma olhada e preste atenção na idade dos casamentos. Certamente poucos casaram-se tão cedo, mas estava longe de ser a regra. A grande maioria das mulheres casavam-se após vinte anos de idade.

De fato, olhe para as idades com as quais as mulheres da da família Smith casaram-se antes da poligamia. Você verá que uma das irmãs de Smith tinha 19 anos. O restante delas, e suas cunhadas estavam com seus 20 anos quando se casaram. As primeiras esposas dos rapazes Smith tinham seus 20 anos. O mesmo padrão é verificado para a sociedade americana da época.

Em ocasiões extremamente raras, as mulheres menores de 17 anos casavam-se, mas com homens com idades próximas e não 15 ou 20 anos mais velhos.

O caso é ainda mais concreto entre os primeiros casamentos dos pioneiros em Utah. Os homens mórmons nos seus vinte anos começaram a se casar com mulheres de sua idade. Então, muito mais tarde, estes mesmos homens muito mais velhos casaram-se com meninas com menos de vinte anos, para serem suas esposas plurais (veja AQUI).


IR PARA SUMÁRIO
_______________________
Notas:

Coale e Zelnik assumem uma idade média de casamento das mulheres brancas aos 20 anos (1963: 37). 
As suposições de Sanderson são consistentes com uma média de 19,8 anos (Sanderson, 1979: 343). 
As reconstituições familiares de Massachusetts revelaram uma média de idade um pouco mais elevada. 
Para Hingham, Smith relata uma idade do primeiro casamento de 23,7 no final do século XVIII (1972: Tabela 3, p. 177). 
Para Sturbridge, a idade de um grupo comparável foi de 22,46 anos (Osterud e Fulton, 1976: Tabela 2, p. 484). 
No condado de Franklin foi de 23,3 anos (Temkin-Greener, H. e AC Swedlund. 1978. Fertility Transition in the Connecticut Valley:1740-1850. Population Studies 32 (Março 1978) :27-41. Tabela 6, p. 34).

The Reshaping of Everyday Life, 1790-1840 (New York: Harper e Row, 1988), 63

Laurel Thatcher Ulrich, Good Wives: Image and Reality in the Lives of Women in Northern New England, 1650-1750 (NY: Oxford University Press, 1980)


Nancy F. Cott, "Young Women in the Second Great Awakening in New England," Feminist Studies 3 (1975)

Dr. Dorothy V. Whipple, Dynamics of Development: Euthenic Pediatrics (New York: McGraw-Hill, 1966)


The Wives of Joseph Smith