DOUTRINA - o rebatismo


O rebatismo é praticamente inexistente entre os mórmons em tempos modernos. Historicamente, entretanto, muitos membros foram rebatizados como um ato de rededicação.


Isto foi primeiro praticado em Nauvoo e continuou no território de Utah. O rebatismo servia como um ritual de recompromentimento  mas na era visto como essencial à salvação

Os membros muitas vezes buscavam o rebatismo quando chamados para auxiliar na colonização ou participar em uma das ordens unidas. Em algumas ocasiões, os santos eram rebatizados ao prepararem-se para o casamento ou para entrar no templo. Nos primórdios da igreja, os membros também rebatizavam enfermos entre eles como um ato de cura. 

Porém, devido ao mal uso por alguns membros, as práticas de rebatismo foram descontinuadas em 1897. [História da Igreja na Plenitude dos Tempos, Manual do Instituto, página 448.]

PIONEIROS E OUTROS REBATIZADOS.  

É verdade que, durante a administração de Joseph Smith, alguns membros da Igreja que estavam em transgressão foram novamente batizados sem que antes tivessem perdido sua condição de membros pela excomunhão.

Após a chegada dos pioneiros ao vale de Salt Lake, e depois, ainda por um período considerável, todos aqueles que entraram no vale foram batizados novamente a pedido do Presidente Brigham Young que, junto com o Conselho dos Doze, demonstrou o exemplo para o povo que se estava coligando de todas as partes do mundo.  

Algumas das principais razões para o rebatismo em Salt Lake foram: demonstração de gratidão pela oportunidade de iniciarem uma nova vida naquele local após tantas perseguições; perda de registros; arrependimento daqueles que haviam inocentemente seguido líderes apóstatas após o martírio de Joseph.

O REBATISMO ENTRE OS NEFITAS.  
 
Quando Cristo apareceu aos nefitas neste continente, ele ordenou-lhes que fossem batizados, embora eles já tivessem sido batizados anteriormente.

 O REBATISMO DE  JOSEPH SMITH. 

Pela mesma razão, Joseph Smith e aqueles que haviam sido batizados antes de 6 de abril de 1830 foram novamente batizados no dia da organização da Igreja. 

Joseph Smith e Oliver Cowdery haviam batizado um ao outro em 15 de maio de 1829 (pintura ao lado), Samuel Smith alguns dias depois, Hyrum Smith um pouco mais tarde, e alguns outros antes da igreja ser organizada. 

Tal batismo era para a remissão de pecados.Porém, quando a Igreja foi organizada, cada um dos irmão que organizaram a Igreja, assim como os outros que já haviam sido batizados, foram batizados novamente. E tiveram de sê-lo para ingressar na Igreja pela porta.

Joseph Fielding Smith Jr., Doctrines of Salvation, Vol.2, p.333-336