LdM - importância na igrejaSUD

QUAL A FUNÇÃO DO LIVRO DE MÓRMON PARA A IGREJA SUD?

Caso você não seja mórmon e resolva perguntar à algum membro da igreja, ou se for mórmon, imediatamente ouvirá ou pensará nas seguintes palavras:


"O Livro de Mórmon é a pedra fundamental da igreja, o livro mais correto e inspirado por Deus".


Avaliemos a função de PEDRA FUNDAMENTAL DA IGREJA.
O texto abaixo foi estraído da dissertação de mestrado de NUNES (2005).


Assim que foi impresso e vendido (1830), poucas pessoas acreditavam no LdM. No final de 1830, cerca de 100 indivíduos estavam batizadosno estado de Nova York, e os conversos liam-no com interesse. 


Porém, poucos foram aqueles apontaram para o que os chamara atenção no livro e os convencera a batizar-se. Pelos relatos dos conversos, parece que o livro, como um todo, agiu mais sobre seus sentimentos espirituais do que qualquer idéia específica dentro dele.


Não é fácil descobrir qual o apelo de LdM e tampouco qual foi a influência que ele exerceu sobre a igreja depois de sua organização.



O que mais causa estranhamento nos historiadores dessa época da história mórmon é que ele exerceu pouca influência diante do enorme investimento de tempo e esforço de Joseph Smith e seus adeptos em sua "tradução" (figura ao lado) e publicação.




Apesar de seu amplo uso pelos pregadores e missionários, o Livro de Mórmon jamais se tornou um manual para as doutrinas e práticas eclesiásticas. Esse assunto encontra-se bem documentado AQUI.

O padrão doutrinário e de conduta da recém-criada organização religiosa era estabelecida dia a dia pelas constantes revelações de Joseph Smith. 

Aparentemente, no início do mormonismo (e até hoje para muitos SUD) o LdM serviu mais como uma fonte de citações que confirmava a revelação moderna, da mesma forma como o faziam com as citações bíblicas.

Para Alexander Campbell, o LdM era uma tentativa de Joseph Smith decidir todas as grandes controvérsias de seu tempo. Porém, nem Joseph nem os mórmons usaram o livro desse modo.


Apesar de suas palavras de encorajamento para a leitura do livro, Joseph jamais fez do livro de mórmon o fundamento real da igreja


O verdadeiro apelo do LdM para pessoas de sua época, o que realmente os inspirava era a idéia de revelação moderna por meio de profetas vivos, a idéia de que Deus novamente havia falado com seu povo. 

Era a descobreta de uma nova escritura que, em si mesma, inspirava a fé das pessoas com a evidência da intervenção divina em suas próprias vidas.