DOUTRINA - Deus, Pai carnal

DEUS, O PAI CARNAL DE JESUS CRISTO

De acordo com a doutrina mórmon, Jesus Cristo não foi concebido pelo Espírito Santo, mas pelo próprio Deus. 

Ele, que era casado com Maria, veio à terra e teve relações sexuais com ela, exatamente como acontece entre os humanos. Assim, Cristo seria o único filho de Deus na carne que já passou por este planeta.

Ainda, Maria voltaria à presença de Deus como uma de suas várias esposas.

Abaixo, coloco apenas citações (inclusive recentes)  sobre esse assunto:

Jesus “não foi concebido pelo Espírito Santo” e “Jesus, nosso irmão mais velho, foi concebido na carne pelo mesmo ser que estava no jardim do éden, e que é nosso Pai Celeste”.
“Agora, lembrem-se a partir de hoje e para sempre, que Jesus Cristo não foi concebido pelo Espírito Santo” (Brigham Young - Journal of Discourses 1:50-51; Millennial Star (MS) volume 15, pages 769-770)

“Se o Filho foi concebido pelo Espírito Santo, seria muito perigoso batizar e confirmar as mulheres, e dar o Espírito Santo à elas, pois Ele poderia conceber crianças para serem criadas pelos élderes” (Brigham Young - Journal of Discourses 4:218)

“Quando veio o tempo em que o Primogênito, o Salvador deveria vir ao mundo e tomar um tabernáculo para si, o Pai veio pessoalmente e favoreceu aquele espírito com um tabernáculo ao invés de deixar qualquer outro homem fazê-lo. O Salvador foi concebido pelo Pai de Seu espírito, pelo mesmo ser que é o Pai dos nossos espíritos, e esta é toda a diferença ogânica entre Jesus Cristo e você e eu.” (Brigham Young - Journal of Discourses 4:218 )

“O nascimento do Salvador foi tão natural como são os nascimentos de nossas crianças; foi o resultado de uma ação natural. Ele recebeu carne e sangue – foi concebido por Seu Pai, como nós somos por nossos pais.” (Brigham Young – Journal of Discourses 8:115)

“A igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias afirma que Jesus Cristo é o Filho de Deus no sentido mais literal da palavra. O corpo no qual ele realizou sua missão na carne foi procriado pelo mesmo Ser Sagrado que nós adoramos como Deus, nosso Pai Eterno. Jesus não foi filho de José, nem foi concebido pelo Espírito Santo. Ele é o Filho do Pai Eterno.” (Teachings of Ezra Taft Benson, p 6-7)

[Jesus] não ensinou seus discípulos que ele era Filho do Espírito Santo, mas Filho do Pai... Ele não nasceu sem a ajuda do Homem, e esse Homem era Deus.” (Joseph Fielding Smith - Doctrines of Salvation, v.1, p18)

Reorganizadores afirmam que Brigham Young desviou-se e apostatou porque ele declarou que Jesus Cristo não foi concebido pelo epírito Santo. Eles clamam que Ele foi concebido pelo Epírito Santo, e eles assim afirmam porque é isto que as escrituras ensinam. Mas eles não entendem as escrituras. Eles nos dizem que o livro de mórmon afirma que Jesus Cristo foi concebido pelo Espírito Santo. Eu desafio esta afirmação.  O Livro de Mórmon não ensina essas coisas! Nem a Bíblia. É verdade que há uma passagem que diz isso, mas devemos considerar, à luz de outras passagens, que há um conflito.” (Joseph Fielding Smith - Doctrines of Salvation, v.1, p19)

“O nascimento do Salvador foi uma ocorrência natural, desvinculada de qualquer grau de misticismo, e o Pai Deus foi o Pai literal de Jesus na carne e no espírito.” (Joseph Smith - Religious Truths Defined p. 44)

“As denominações cristãs acreditam que Cristo foi concebido não por Deus, mas pelo espírito que cobriu sua mãe. Isso não tem sentido.” (Joseph Smith - Message of the First Presidency, v4, p 329)

“Cristo foi concebido por um Pai imortal da mesma forma que os homens são concebidos por seus pais”. (Bruce R. McConkie - Mormon Doctrine, p547, 1966)

“Ele nasceu no mesmo sentido pessoal, real e literal que qualquer filho mortal nasce de um pai mortal. Não há nada figurativo sobre Sua paternidade; Ele foi concebido e nascido de acordo com o curso natural de eventos.” (Bruce R. McConkie - Mormon Doctrine, p742, 1966)

“O corpo carnal de Jesus requisitou uma Mãe, assim como um Pai. Por isso, a Mãe e o Pai de Jesus devem ter se associado na função de Marido e Esposa; assim, a Virgem Maria deve ter sido, naquela época, a esposa legal de Deus, o Pai: usamos o termo Esposa legal porque seria uma blasfêmia do maior grau dizer que Ele concebeu o Salvador de forma ilegal.”

“Ele tinha o direito legal de fecundar a Virgem Maria como um esposo, e conceber um filho, apesar dela estar casada com outro... Assim como Deus era o primeiro marido dela, pode ser que Ele apenas concedeu que ela fosse esposa de José nesse estado mortal, e que Ele pretendia, após a ressurreição, tomá-la novamente como uma de suas esposas para criar espíritos imortais na eternidade.” (Orson Pratt - The Seer p. 158)

“Como nossas crianças foram concebidas? Eu respondo que foi da mesma forma que Jesus foi concebido pelo Seu Pai... devemos chegar ao simples fato que Deus foi o Pai de Seu Filho Jesus Cristo. (Manual Family Home Evening, p.125-126,1972)

“Jesus Cristo, a única pessoa que teve Deus o Pai como um pai de seu corpo mortal.” (Gospel Principles, p 380, 1997)